Desenvolvimento de Jogos Digitais: Um guia diferente

Que linguagem eu uso para escrever o Pong? Qual a melhor Engine/Framework?

Isto realmente não importa. A palavra “Flixel” soa melhor que “Unity”? Você acha que “AS3” é mais fácil de falar que “C#”? Você acha que “Python” é um nome legal para uma linguagem de programação? Para você “LÖVE” é um nome insano para um framework? Escolha um, não importa qual, só escolha. Tudo que foi listado aqui, e muitos outros por aí, podem ser usado para criar Pong. Passe uma semana tentando produzir Pong em cada linguagem/framework/engine que você encontrar. Em suma, veja qual você gosta mais.

Em resumo, não importa onde você vai produzir o seu game. Não importa se é Game Maker, Unity, CryEngine, UDK ou Unreal Engine. Isto realmente não importa. Repito, não importa, só mais uma vez, não importa. O que realmente importa é que: a opção que você escolher será capaz de realizar o trabalho. Eu falei sobre isso antes, e falo de novo “Fazer”, fazer o que precisa ser feito. Uma vez que você começar a desenvolver o seu jogo vai descobrir o que funciona e o que não funciona. E desse modo não existe “O Melhor” ou o “O Pior” em Desenvolvimento de Jogos.

Não sabe o que tem por aí? o Google pode responder! Ou você pode olhar a nossa lista de Engines/Linguagens/Framework.

Se você está 100% paralisado e não consegue tomar uma decisão, está bem, vou tomar por você. Lembre-se que, de fato, este não é o único modo de fazer Pong, nem o melhor ou o pior modo de fazê-lo. Isto significa que existem muitos e muitos modos de fazer a mesma coisa.

Baixe o Unity, dê uma olhada nos tutoriais dele no site oficial.
Em segundo lugar, descubra como fazer uma bola pular na tela. Em terceiro lugar encontre como colocar Raquetes na tela. Em seguida veja como movê-los com o teclado. Logo depois, veja como fazer a bola se mover sozinha. Posteriormente como fazer os dois colidirem. E por aí vai…

Se você não sabe usar o Google para descobrir como baixar o Unity e encontrar os tutoriais no site oficial você não conseguirá ir muito longe no mundo de Desenvolvimento de Jogos (Game Development). Eu sei que isso é duro, mas eu tenho repetido isso o artigo inteiro. Você precisa encontrar os seus próprios recursos. Dessa maneira, você vai melhorando aos poucos. Então, comece a procurar, tente combinações diferentes de palavras até encontrar o que precisa. Leia/Veja e descubra se você fez uma escolha certa.

“… A coisa mais importante que você pode fazer é desenvolver muitas coisas. Faça uma quantidade gigantesca de jogos.”

Esta é uma citação do Ira Glass. Se você realmente leu este guia até aqui, você entende por que isso é tão importante. Somente desenvolvendo jogos você fica melhor em fazer jogos. Não há palavras suficiente na internet para lhe dar o conhecimento que você irá adquirir durante a criação do seu primeiro jogo.

Este artigo é uma tradução livre e com adaptações do artigo https://www.reddit.com/r/gamedev/wiki/getting_started