Desenvolvimento de Jogos Digitais: Um guia diferente

Qualquer um pode desenvolver um Jogo

Não precisa ser um mestre na programação ou um super artista. Em resumo você não precisa nem saber programar. Tem várias ferramentas permitem que você crie um Game inteiro sem escrever uma única linha de código. Se você for um garoto de 14 anos que não conseguiria desenhar nada, nem para salvar sua própria vida, ou uma mãe de 35 anos que não sabe programar, ainda sim você poderia desenvolver um jogo de video game.

Assim sendo, a principal habilidade necessária para desenvolver um jogo vem do processo de executar a sua ideia, e não do modo como ela é executada. Em suma, não importa qual software você usa para desenvolver o seu jogo(seja Unity, Unreal Engine, GameMaker Studio), o que importa principalmente é você criá-lo.

Não existe um modo “único” de fazer um jogo

Crie a sua própria agenda e fluxo de trabalho.
O que vamos apresentar aqui é um simples guia para ajudar quem quer produzir um jogo. Existem milhares de outras bibliotecas, plataformas e metodologias por aí. Alguma delas pode servir para você, outras não. Portanto, a única pessoa que pode dizer o melhor para você, é você mesmo. Você precisa decidir isso sozinho.

Um jogo não é um jogo a menos que ele esteja completo

Se você sonha em ser contratado por um estúdio ou montar o seu próprio estúdio independente, isto é extremamente importante: a Blizzard ou a Ubisoft não vão contratar você porque você quer desenvolver jogos, assim como, a Santa Monica Studio ou a CD Projekt Red não vão contratá-lo porque eles acham que você tem boas idéias. Um grande estúdio não vai contratá-lo porque eles fazem jogos e você não,  a menos que você termine os jogos que começou. Ou seja, produza um jogo completo.

Tem um ditado na indústria de criação que diz: “Os últimos 10% consomem 90% do tempo total”.

Essa parte separa os desenvolvedores de games do resto. Um grande estúdio vai querer contratar você, porque você consegue enfrentar aqueles 10% finais, que são as partes mais frustrantes e entediantes de todo desenvolvimento. Em resumo esse é o objetivo final de todo projeto:  atravessar esses 10% e concluir a tarefa.