Desenvolvimento de Jogos Digitais: Um guia diferente
Você precisa começar com algo pequeno
A princípio, visualize o segundo jogo que você quer criar. Em seguida, pense em todas as coisas legais que você quer por nele. Logo após, pense em todo o dinheiro que você vai ganhar trabalhando com desenvolvimento de jogos.
Agora para de pensar em dinheiro, porque o seu primeiro jogo (provavelmente o segundo e o terceiro também) não vai gerar nenhum dinheiro. “Primeiros jogos” que faturam muito dinheiro são a exceção, não a regra.
Agora que você não está mais com o simbolo de cifrão nos olhos, corte a lista de coisas legais do jogo pela metade. Separe somente as coisas mais importantes, aquelas que você acha que não vive sem, em seguida corte pela metade de novo, não importa se você não vive sem elas, corte. Finalmente, a lista que restou você corta pela metade de novo. Imagino que devam ter sobrado somente uns 2 itens.
Eu entendo, você está chateado porque nós fizemos você jogar fora a sua grande ideia e isso é terrível. Faça um jogo com somente esses dois itens. Se eles são tão pequenos quanto você imagina, vai ser bem rápido para fazer um jogo somente com esses 2 itens, certo? Tente, eu te desafio.
O seu primeiro jogo deve ser tão grande quanto Pong
Sinto muito. Você não pode fazer a sua própria versão de Skyrim ou de The Witcher 3, com decisões ramificadas e mecânicas de batalha avançada. Isso é simplesmente grande demais para você fazer. Sem dúvida, é um erro de principiante que pode levar meses ou mais, sem que você tenha feito o seu primeiro jogo. Experiência é importante, seja ela sucesso ou falha. Obter um desses resultados rapidamente são melhores do que esperar meses ou anos para descobrir que você está só começando em desenvolvimento de jogos.
Vamos pensar por um segundo sobre o que compõe o jogo Pong
- Duas raquetes, uma controlada pelo jogador, outra pela IA;
- Uma bola;
- Condição de Vitória/Derrota.
Parece fácil, não? Seu irmão de 9 anos de idade poderia fazê-lo e você é muito melhor no computador do que ele, então você deveria começar com algo mais complexo que pong, certo? Errado!
Vamos olhar mais de perto o que realmente compõe o jogo Pong:
- Duas raquetes, uma controlada pelo jogador, outra pela IA.
- Raquetes com movimentação limitada(elas não podem ir além da tela e só podem se mover em um eixo);
- Uma bola;
- Uma bola que colide com a raquete e rebate apropriadamente;
- Uma bola que sabe que se passar da raquete, o jogador perde;
- Uma condição de vitória/derrota;
- Uma forma de checar quem perdeu na passagem da bola, o jogador ou a IA;
- Um menu;
- Uma forma de selecionar as opções do menu;
- Uma forma de ir do menu para a tela do jogo;
- Uma forma de voltar do jogo para o menu inicial;
- Uma forma de reiniciar o jogo (zerar a pontuação);
- Um modo de acompanhar a pontuação;
- Um modo de reiniciar o jogo sem reiniciar a Pontuação máxima;
- Um modo de dizer quem ganhou;
- Um modo de usar sons para cada situação.
De repente o jogo “simples” não é mais tão simples, não é? Agora imagine se você tivesse começado pela sua própria versão de God of War. Você continuaria tentando descobrir como fazer um sistema de batalha.
Seu segundo jogo deve ser tão complexo quanto Super Mario Bros
Este é um jogo 2D com níveis fixos e os inimigos “andam para esquerda até sumir da tela”. Ah! fala sério, eu não vou te explicar esse jogo. É provável que você já tenha jogado.
De fato, Super Mario Bros é um trabalho significantemente maior do que Pong. Se você acha que Pong e Super Mario Bros são jogos simples demais e que você deve começar por algo mais complexo, então pare um pouco e produza esses 2 jogos. Se eles são tão fáceis de desenvolver como você imagina, sem dúvida não vão tomar muito do seu tempo, certo? Se você estiver certo, no máximo você perdeu alguns dias antes de produzir o seu grande jogo. Mas, para o caso de você estar errado (e provavelmente você está) você vai perceber como seria loucura começar pela sua ideia original.
O seu terceiro jogo deve ser só um pouquinho maior que o segundo
Eu não vou dizer qual deve ser o tamanho do seu terceiro jogo. Se você recriou Pong fielmente, até o último detalhe (sons, menus, animações, e todos os outros refinamentos que estão no jogo) e conseguiu recriar com o mesmo nível de detalhes o Super Mario Bros (também sons, animações e refinamentos) então, sem dúvida, você já não precisa mais deste guia. Esta pronto para enfrentar os desafios do mundo de Desenvolvimento de Jogos
Olá não consegui encontrar sua campanha no Apoie-se, mas acabei ajudando outro instrutor de jogos unity, coloca la no youtube uma conta corrente ou ativa a campanha no Apoie-se.
Oi Leandro! Muito obrigado por querer nos apoiar. Agora nós temos sistema de membros do Youtube e superchats durante as lives de sábado as 18h, se puder e tiver interesse adoraríamos ter seu apoio.