Desenvolvimento de Jogos Digitais: Um guia diferente

Ninguém sabe tudo

Não importa quantas pesquisas você fez antecipadamente, ou quanto de preparação você tem: Você vai aprender algo novo todos os dias. Isso quer dizer que ninguém pode lhe dizer tudo que você precisa saber para se tornar um desenvolvedor independente (indie developer) ou para completar o desenvolvimento do seu jogo. Você vai ter que descobrir por si mesmo, ou seja, fazendo. E é aqui que a coisa complica, o intervalo entre ler este artigo e colocar o seu jogo na Steam para vender.

Portanto saiba que todo mundo que está trabalhando com games agora está descobrindo o caminho enquanto desenvolve. Então se você entrar no barco agora, vai enfrentar a mesma maré que todos nós.

Leituras Obrigatórias:

  • Derek Yu on Making a Damn Game – Artigo em inglês que explica a importância de se finalizar um jogo.
  • Ira Glass on Storytelling – Video em inglês, que embora sem relação com o desenvolvimento de jogos, as palavras de conselho de Glass são essenciais para quem está pensando em aprender algo novo.
  • Sarah Woodrow on 7 Truths about Indie Development – Um excelente artigo em inglês para aqueles que estão pensando em se tornar desenvolvedores indie em vez de apenas desenvolvedores amadores.
  • Manual de Produção de Jogos Digitais – Heather Maxwell Chandler. Livro com Tradução para o português que dá uma visão de todas as áreas que envolvem o desenvolvimento de jogos digitais
  • Level UP – Scott Rogers. Excelente livro também traduzido para o português ilustrado e muito descontraído. Scott conquista você para Se aventurar no mundo do game design. De maneira bem objetiva e prática, ele vai apontando o caminho e as dificuldades em cada etapa.

Agora vamos ao trabalho!
Pronto? Vamos lá?
Já foi?
Produziu alguma coisa?

Fazer jogos não é esperar alguém lhe dizer o que fazer. Em princípio, cada pessoa que tem um jogo completo no portfólio fez exatamente o que eu disse para você fazer. Eles fizeram alguma coisa pelas suas próprias motivações, escolheram um ponto e começaram por lá. E eventualmente se depararam  com o ponto mais crítico: “Se automotivar para finalizar um jogo, sem alguém mandando fazê-lo“.

“Não estou inventando desculpas, eu simplesmente não sei por onde começar…”

Comece literalmente por qualquer lugar. A Monalisa começou da mesma forma, com uma simples pincelada. Toda obra de arte em toda história começou com uma linha, uma gota de tinta ou um rabisco de cera. Uma busca no Google sobre “Como desenvolver um jogo”, de fato, é um bom começo, eu entendo, isso trouxe você até aqui. E eu prometi dizer para você como começar a desenvolver um jogo e eu vou. No entanto, antes preciso te mostrar algumas coisas.

Você precisa aprender a procurar recursos que vai precisar

Não há como reunir toda informação necessária para você aprender a desenvolver um jogo num lugar só. Com toda certeza, se eu combinasse o conhecimento de milhares de tutoriais juntos, ainda sim estaria apenas arranhando a superfície do que é realmente necessário para se desenvolver um game. Você não tem como aprender a desenvolver jogos sem desenvolver um, então faça. Começar é a única opção que você tem para realmente aprender a fazer um jogo.

Dito isto, tem inúmeras pequenas formas de desenvolver um jogo que já estão disponíveis por aí. A informação está na internet. Alguns são ótimos, outros nem tanto.

Você está morrendo de medo de seguir o tutorial errado e acabar com péssimas ideias de como fazer um jogo? Não precisa! Em primeiro lugar siga o tutorial que você encontrou. Em seguida, siga outro tutorial. Veja se você gosta do modo como o outro tutorial faz. Se sim, você encontrou um tutorial mais adequado para você.

Não há modo certo ou errado de fazer alguma coisa

O melhor modo de julgar se uma informação é boa ou ruim é se ela te ajudou a realizar algo ou não. Nós não podemos te dizer qual é o melhor tutorial, bem como, não podemos te dizer qual o melhor modo de começar, então, por favor, não pergunte. Nós passamos pelos mesmos problemas e preocupações que você está passando. Se alguém tivesse “GARANTIDAMENTE O MELHOR JEITO DE TODOS” para aprender a trabalhar com desenvolvimento de jogos, já seria muito rico e você teria ouvido falar dele.